GRI Projeto de Normas Setoriais para Têxteis e Vestuário
- Mayara Schmidt

- 18 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Você sabe o que é o GRI? O Global Reporting Initiative (GRI) é um conjunto de normas e padrões internacionais que uma indústria pode utilizar para relatar e divulgar publicamente suas informações sobre desempenho e impacto em sustentabilidade. Usamos essas orientações para transformar as ações de sustentabilidade da indústria em dados e narrativas estruturadas que são compreensíveis por stakeholders (partes interessadas) como investidores, clientes, reguladores e a comunidade.
Reconhecendo a complexidade e os impactos negativos específicos da cadeia de suprimentos de têxteis e vestuário que incluem questões críticas de trabalho, direitos humanos, emissões de GEE e resíduos o GRI está desenvolvendo uma Norma Setorial Específica para esse segmento.
A nova Norma Setorial visa estabelecer a melhor prática global para reporting de sustentabilidade, elevando a transparência e a comparabilidade para:
Produção Têxtil
Fabricação de Vestuário e Calçados
Varejo desse setor
O desenvolvimento dessa norma está em fase avançada, seguindo um cronograma rigoroso:
Consulta Pública: O período para comentários públicos sobre o rascunho da norma decorreu entre 15 de julho e 28 de setembro de 2025.
Próximos Passos: O Grupo de Trabalho e o Conselho Global de Padrões de Sustentabilidade (GSSB) estão atualmente revisando os comentários recebidos.
Aprovação Final: A aprovação da Norma final é esperada para o segundo trimestre de 2026.
As Normas Setoriais são criadas para:
Identificar Impactos Mais Significativos: Elas forçam as organizações a focar nos impactos mais prováveis e graves do seu setor (no caso têxtil: mão de obra e direitos humanos, e impacto ambiental).
Refletir Expectativas das Partes Interessadas: O projeto envolve um Grupo de Trabalho multi-stakeholder (empresas, sociedade civil, investidores e trabalho) para garantir que a norma atenda às expectativas de todos sobre o que deve ser divulgado.
Esse novo padrão é fundamental para que as indústrias têxteis forneçam informações de sustentabilidade com a qualidade e relevância que o mercado e a sociedade exigem, dadas as características únicas e desafiadoras de suas cadeias de valor.
A GRTex acompanhou o evento de lançamento das agendas do ITSB - Improving Transparency for Sustainable Business (Iniciativa Melhorando a Transparência para Negócios Sustentáveis). Esta iniciativa foi liderada em conjunto pela Global Reporting Initiative (GRI) e pela Federação da Indústria Têxtil Indiana (CITI). Além de acompanhar as agendas públicas, contribuímos com considerações da área durante o período de consulta pública para a revisão da norma.
O novo padrão GRI para Têxteis está chegando. Você está preparado para o nível de transparência que o mercado exigirá?

Mayara Schmidt: Há 10 anos, trabalha com a mensuração de impacto socioambiental, criando indicadores e implementando estratégias baseadas em dados e análise de riscos. Experiência com análise comportamental e inteligências múltiplas com histórico de atuação junto a grandes empresas nacionais e organizações do terceiro setor, em projetos de alcance nacional e internacional. Hoje é Sócia da Consultoria GRTex, especializada em projetos de sustentabilidade e economia circular para o setor têxtil e da moda.
#GRI #mercado #MudançasClimáticas #ImpactoAmbiental #EconomiaCircular #vestuario #textil #inovacao #sustainabilityreporting #corporatereporting #GRIStandards #laborrights #workerrights #sustainablefashion




Comentários